Como lidar com chefe mal humorado

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Chefe mal humorado é o calo em 90% dos sapatos sociais do mercado de trabalho. Confira como lidar

 

chefe mal humoradoChefe é sempre 8 ou 80: ou é muito legal ou é um pé no saco, chato, grosseiro e sem qualquer tato para lideranças.

Muitas vezes, o chefe até é um cara legal, mas pela condição de chefia acaba se tornando ranzinza, complicado e um tanto quanto, digamos, burro.

E isso é triste, porque prejudica o desempenho de toda a equipe, sem contar que detona a saúde de todos.

Mas ainda há esperanças! Vou dar algumas dicas que sempre funcionaram comigo de como lidar com chefe mal humorado:

 

1. Comece o dia com bom humor

Se você já sabe que seu chefe tem tendências de ficar mal humorado, saia na frete: comece o dia com desejando a ele um belo e sorridente bom dia! Pergunte como está a família, a vida e, se caso ele quiser desabafar, ouça-o.

 

2. Demonstre empatia

chefe mal humorado

Quando ele der uma tarefa e exigir desempenhos malucos, antes de apenas fechar a cara, sair batendo o pé, reclamando ou de se rebelar e dizer que não dá para fazer e pronto, respire.

Em seguida, pense em formular frases que demonstrem que você entende a condição dele e os motivos que o tornaram um chefe mal humorado.

Frases iniciadas com: “É, seria ideal que alcançássemos este resultado, mas acho que mesmo com todo nosso empenho e dedicação, será complicado. No entanto, confiamos em sua liderança! Vamos dar o melhor e te informamos cada detalhe durante o andamento, para que você nos pontue como conduzir cada situação até o sucesso da operação.” e durante o processo vá informando-o: “Chefe, tivemos este problema. Como você acha que devemos resolver isto? De acordo com meu expertise, a melhor saída é X, mas queria ouvir seu parecer antes de tomar a decisão. O que acha?”

3. Seja colega de trabalho dele

Colegas de trabalho dividem alguns segredos pessoais, saem para um happy hour, mostram-se envolvidos e interessados na vida uns dos outros.

O chefe é um cara igual a todos os outros, mas com algum poder de decisão a mais, então é legal tê-lo como aliado. Muito melhor do que como inimigo.

Sendo assim, convide-o para o happy hour com os demais colegas, proponha almoçarem juntos em clima descontraído e construa uma relação mais saudável.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.