Como fazer uma tiragem Cruz Celta no Tarot

Como fazer uma tiragem Cruz Celta no Tarot

Tempo de leitura: 7 minutos

A Tiragem da Cruz Celta é uma das mais populares e difíceis de se interpretar no Tarot

E mesmo que a tiragem da Cruz Celta esteja disponível em qualquer livro básico de tarot e seja amplamente usada até mesmo por iniciantes, muitos tarologos sentem falta dos insights mais profundos proporcionados pela tiragem da Cruz Celta de Tarot.

Claro que você pode ler carta por carta na tiragem da cruz celta no tarot, mas se você deseja compreender mais profundamente o seu significado você precisa compreender a dinâmica dos arcanos entre si e contar uma história na sua leitura de tarot.

Então, hoje, eu vou mostrar não apenas o layout e as posições da Cruz Celta, mas também vou mostrar exatamente como ler a Cruz Celta mergulhando nas relações mais críticas entre as cartas. A cruz celta foi sacada.

O Layout da Cruz Celta do Tarot

Ok, vamos ao básico. Aqui está seu layout padrão da Cruz Celta:

tiragem-da-cruz-celta-no-tarot
Layout Básico da Tiragem Cruz Celta no Tarot

Carta 1 na Cruz Celta: O Presente

Esta carta representa o que está acontecendo com o consulente no momento atual. Também reflete o estado de espírito do consulente e como ele pode estar percebendo a situação.

Carta 2 na Cruz Celta: O Desafio

Esta carta representa o desafio ou problema imediato que o usuário deve enfrentar. Essa é a única coisa que, se resolvida, tornaria a vida muito mais fácil. Mesmo se você sacar uma carta “positiva” nessa posição, considere-a com cuidado, pois ela ainda representará um desafio.

Carta 3 na Cruz Celta: O Passado

Esta carta representa os eventos que levaram à situação atual e pode fornecer alguma indicação de como o desafio surgiu.

Carta 4 na Cruz Celta: O Futuro

Esta carta representa o que é provável que ocorra nas próximas semanas ou mesmo meses. Este não é o resultado final, simplesmente o próximo passo na jornada.

Carta 5 na Cruz Celta: Acima

Esta carta reflete o objetivo, a aspiração ou o melhor resultado do consulente em relação à situação. É o que o consulente está trabalhando conscientemente enquanto tenta resolver o problema.

Carta 6 na Cruz Celta: Abaixo

Esta carta reflete o que está dentro do domínio subconsciente do consulente e mergulha muito mais profundamente no fundamento básico da situação. Simboliza os sentimentos e tendências subjacentes associados à situação e pode indicar o que realmente está impulsionando o consulente. Este cartão pode trazer uma mensagem surpresa para o consulente, particularmente se ele não estiver profundamente conectado ao seu ser interior (atente para cartas invertidas aqui que provavelmente indicarão que isso é um ‘desconhecido’ para o consulente).

Carta 7 na Cruz Celta: Conselhos

A carta de aconselhamento leva em conta tudo o que está acontecendo dentro da vida do consulente e apresenta uma recomendação para qual abordagem pode ser adotada para abordar os desafios atuais.

Carta 8 na Cruz Celta: Influências Externas

Esta carta destaca as pessoas, energias ou eventos que afetarão o resultado da questão e estão além do controle do consulente.

Carta 9 na Cruz Celta: Esperanças e/ou medos

Esta é talvez uma das posições mais difíceis de interpretar. Tenha em mente que as esperanças e os medos estão intimamente interligados, portanto, o que esperamos também pode ser aquilo que tememos e, portanto, pode falhar em acontecer. Às vezes, é útil sacar uma segunda carta para esclarecimento após a leitura e ler os dois juntos.

Carta 10 na Cruz Celta: Resultado

Esta carta é representativa de para onde a situação está indo e se / como o problema será resolvido. É o resultado que se dará se as ações do consulente continuarem a seguir o curso atual. É claro que, se a carta de resultado não é um resultado desejável, está dentro do livre arbítrio do consulente fazer as mudanças necessárias em sua situação.

*Nota: Existem diversas variações da Cruz Celta, incluindo diferenças na ordem das cartas. A versão acima é com a qual eu trabalho e obtenho os melhores resultados

Dominando a Cruz Celta – Explorando a dinâmica entre as cartas de tarot

tiragem-de-tarot-a-cruz-celta

É onde as coisas começam a ficar interessantes! Muitos leitores de Tarot aprendem a ler Tarot interpretando cada carta. Mas é quando olhamos para a dinâmica entre as cartas do Tarot e entramos na história da leitura do Tarot que a mágica acontece!

Primeiro, vamos imaginar a Cruz Celta dividida em duas seções principais – a seção Círculo/Cruz à esquerda (Cartas 1 a 6) e a seção Cajado à direita (Cartas 7 a 10).

O Círculo/Cruz mostra o que está acontecendo na vida do consulente no momento da leitura. Esta seção é composta de duas cruzes – uma central (cartas 1 e 2) aninhada dentro de uma cruz maior (cartas 3 a 6). A cruz menor representa o cerne da questão – o que é mais central para o consulente no momento da leitura.

A cruz maior consiste em duas linhas que cobrem a cruz menor. A linha horizontal (cartas 1, 3 e 4) mostra o tempo passando do passado à esquerda para o futuro à direita. A linha vertical (cartas 1, 5 e 6) é a consciência do consulente movendo-se do inconsciente no fundo para a mente consciente no topo.

Juntos, esses seis cartões dão um instantâneo do ambiente interno e externo no momento de uma leitura.

A seção Cajado mostra a relação entre o consulente e o ambiente em que ele opera e pode fornecer uma indicação melhor do que está acontecendo no contexto mais amplo.

Em segundo lugar, comece a olhar para as seguintes combinações de cartas de tarot para construir a ‘história’:

  • Compare as cartões Acima e Abaixo (Cartas 5 e 6). Existe uma sinergia entre os níveis consciente e subconsciente? Existe alinhamento entre o que está conduzindo o consulente e o que o consulente aspira? Se houver alinhamento, ótimo – será muito mais fácil resolver o problema. Caso contrário, ajude o consulente a entender o que está acontecendo no nível subconsciente e como isso pode estar afetando sua resposta ao problema.
  • Compare as cartas Acima e Resultado (cartas 5 e 10). Novamente, há alinhamento entre o que o consulente quer que aconteça e o que vai acontecer? O consulente está ajudando ou dificultando a situação? Se você achar que as cartas 5 e 10 estão se opondo, então o consulente precisará pensar cuidadosamente sobre como criar os resultados desejados. Olhe para a carta de aconselhamento (carta 7) para mais orientações.
  • Compare as cartas Futuro e Resultado (Cartas 4 e 10). Como os eventos do futuro próximo contribuem ou influenciam o resultado geral? O consulente precisará gerenciar esses eventos de uma maneira específica para criar os resultados corretos? Mais uma vez, consulte a carta de aconselhamento (carta 7) para mais detalhes.
  • Compare as cartas Abaixo e Esperanças/Medos (cartas 6 e 9). Se você está achando difícil interpretar as Esperanças/Medos, dê uma olhada no que está acontecendo no nível subconsciente dentro do consulente (Carta 6). Existe algo em seu subconsciente que está criando medo ou esperança? Se você vir cartas invertidas nessas posições, é provável que o consulente ainda não esteja ciente de seus motivadores subconscientes e de como isso o está impactando no “mundo real”.
  • Compare as cartas de aviso e resultado (cartas 7 e 10). O consulente não gosta do resultado? Bem, dê uma olhada na carta de aconselhamento para ver quais ações o consulente pode tomar para criar um resultado mais positivo. Também leve em consideração os eventos que provavelmente ocorrerão em um futuro próximo (carta 4) para que o consulente possa gerenciá-los com eficiência.

Depois junte tudo isso para uma interpretação profunda da situação em questão.

Isso é apenas um pouco do que você pode aprender sobre tarot no curso “Entendendo o Tarô – Do Zero ao Expert” da taróloga e alquimista com mais de 10 anos de experiência Ana Cristal.

Quer ser um Expert no Tarot? Clique no botão abaixo.

Para conferir os significados de cada uma das cartas do tarot, arcanos maiores e menores basta conferir a nossa página “O Significado das Cartas de Tarot“.