

Quando Câncer e Capricórnio fazem um casal amoroso, é um emparelhamento celestial de grande tenacidade e determinação.
O Capricórnio, o Bode Marinho, está focado na lógica, em ser realista e real. O câncer traz uma carga de intensidade emocional ao relacionamento. Ambos se apegam a padrões elevados temperados por um respeito mútuo permanente. Em um companheiro de Capricórnio, Câncer encontra dedicação, e em troca Capricórnio passa a amar a persistência de Câncer. Esses dois Signos de lados opostos do Zodíaco podem se unir para criar uma conexão muito bem-sucedida e segura.
Esse relacionamento se constrói e cresce a partir de uma base sólida de segurança material e emocional. Ambos os Signos podem depender de decisões frugais e conservadoras. Não tem que ser toda solenidade, no entanto, como Câncer pode ajudar o seu amante de Capricórnio a trabalhar duro para relaxar um pouco no final do dia, ter tempo para aproveitar as recompensas de todo aquele trabalho. Câncer também será o único a polir e preservar os frutos de suas realizações compartilhadas. Câncer é o guardião da nostalgia e das memórias e posses valorizadas. Capricórnio leva o Câncer à conquista e mantém em xeque suas tendências de Caranguejo, iluminando Câncer para as questões mais importantes do mundo fora de seu próprio coração facilmente ferido. Esse relacionamento é bem-sucedido se houver um compromisso rígido e um ambiente doméstico estável e tradicional.
A Lua (Emoção) rege Câncer, e Saturno (Karma) rege Capricórnio. A Lua é uma energia quente e feminina e Saturno é uma energia masculina fria. A Lua é emocional e estimulante, trata-se de cuidados e intuição materna, ambos vitais para o câncer. Saturno pratica integridade e disciplina para alcançar objetivos. Um companheiro amoroso de câncer pode mostrar seu companheiro sério de Capricórnio como aproveitar a vida e apreciar a beleza e conforto. O Capricórnio pode suavizar as penas emocionais do câncer, fornecendo o tipo de base sólida que Câncer deseja desesperadamente. Capricórnio ensina Câncer a ser mais disciplinado e a sair para o mundo e se esforçar para atingir metas.
Câncer é um Signo de Água e Capricórnio é um Signo de Terra. Os Signos da Terra focam nas posses, os Signos da Água na emoção e na intuição, mas também na beleza e na nostalgia. Os companheiros de amor de Câncer-Capricórnio gostam de cercar-se de coisas bonitas como uma casa imponente, belíssimas obras de arte, carros caros. Seu desejo de ser economicamente estável e seu amor pela elegância garante que esse casal trabalhe duro em prol dessa e de outras metas compartilhadas. Este amor mútuo por coisas boas os mantém fora das discussões sobre um parceiro tentando viver ostensivamente ou além de seus meios.
Câncer e Capricórnio são Cardeais. Ambos são iniciáticos, ativos e ardentes. Embora isso possa ser um catalisador para alguns conflitos, pode fornecer a Capricórnio um pilar emocional, já que o câncer é inteiramente dedicado ao relacionamento. Suas diferentes disposições emocionais complementam-se bem. Capricórnio é excelente em fazer os negócios essenciais, e Câncer sempre intervém quando o aconselhamento emocional é necessário. Estes Signos se darão bem se Capricórnio e Câncer permitirem um ao outro a usar suas respectivas forças individuais.
Qual é a melhor coisa sobre o relacionamento entre câncer e capricórnio? Sua total dedicação mútua e seus compromissos mútuos em relação aos objetivos compartilhados. Ambos são amantes da qualidade e de coisas belas e luxuosas, e nenhum se esquiva da ideia de um pouco de trabalho duro, se é isso que é necessário (na verdade, o Capricórnio preferiria estar trabalhando do que quase qualquer coisa!). Suas paixões compartilhadas, senso de responsabilidade e moralidade tornam seu relacionamento altamente compatível.