
A nossa relação com hierarquias, carreira e status é regida pela décima casa na astrologia
A Décima Casa é comumente referida como a Casa da Carreira e do Status Social. É sobre o lugar que alcançamos em nosso agrupamento social (ou trabalho/carreira) e na sociedade como um todo. Pense no status, na autoridade que ele transmite e, consequentemente, no papel que assumimos em nossa comunidade. Ele também fala sobre qualquer promoção que recebemos, qualquer fama que tenhamos ou venha a ter e os tipos de negócios e atividades sociais dos quais participamos. No que diz respeito à realização, esta casa se concentra em como nos vemos e como a comunidade como um todo nos vê (e nossos esforços). Através desta casa, trabalhamos em nos manifestar.
Segundo o Astro Centro, a décima casa representa:
“A imagem que os outros têm da pessoa. O ponto mais alto que se pode alcançar na vida. Realizações.”
A vocação é importante na Décima Casa. Qual será o papel que escolheremos e como vamos melhor preenchê-lo? Quanto queremos alcançar? Carreira, objetivos profissionais, ambição e motivação entram em jogo aqui. Em um contexto mais prático, os empregadores e suas regras são abordados aqui, assim como quaisquer outras organizações (especificamente o governo) que têm a capacidade de nos governar. Juntamente com o trabalho da nossa vida, vem o desafio de governar os outros, embora geralmente haja alguém que nos domine.
O prestígio e o status social que adquirimos em virtude de nossas carreiras e vocações podem ser vistos, intangivelmente, na forma de gratificação do ego. Como lidamos com isso é tratado pela Décima Casa. Pode ser muito difícil se cansar de recompensas financeiras em nossa sociedade consumista. Surpreendentemente, a massagem do ego pode envelhecer mais rapidamente.

A questão de como vamos administrar esses dons, e o status que vem junto com eles, é importante para esta casa. Será que vamos usar nosso poder para realmente ajudar a sociedade ou seremos obstinados e imprudentes? Nem todos nós são cortados para o sucesso social em grande escala ou equipados para ajudar a sociedade de forma significativa. É importante notar também que muitos dos nossos sucessos são alcançados com a ajuda da sociedade, e não no vácuo.
A relação do indivíduo com um grupo e com a sociedade também é destacada na Décima Casa. Para melhorar as coisas e causar impacto, precisamos sentir um real parentesco com a causa; uma resolução fervorosa para mudar as coisas é necessária. Desta forma, alcançaremos esse status social que realmente vale a pena. Por fim, de acordo com seu foco nos governantes, a Décima Casa se dirige ao pai, que geralmente é o pai mais autoritário.
A Décima Casa é governada por Capricórnio e pelo planeta Saturno.
Confira a influência das outras casas na astrologia
Primeira Casa – Segunda Casa – Terceira Casa – Quarta Casa – Quinta Casa – Sexta Casa – Sétima Casa – Oitava Casa – Nona Casa – Décima Casa – Décima Primeira Casa – Décima Segunda Casa